Até pouco tempo atrás, era comum dúvidas tais como: será que esse mundo de tecnologia funciona? Será que esse negócio de computador é para mim? Será que o mundo da internet vai dar certo? Será que os clientes irão acessar meu site?
Atualmente, não é mais comum vermos esse tipo de questionamento, já que realidade do mercado tecnológico e virtual demonstra, claramente, que tudo isso surgiu para fazer parte de nossas vidas.
A tecnologia é importante para todos os segmentos, porém, em relação às empresas ela torna-se ainda mais importante. Tem um papel extremamente estratégico. Empresas dependem de posicionamento, canais de comunicação e a internet representa muito bem essa necessidade.
Ficar para trás, não acompanhar o mercado, é algo que não interessa a nenhuma empresa. E quando este interesse está voltado ao meio tecnológico, isso não é diferente: muitos têm usado as redes para acompanhar tendências ou analisar, até mesmo, estratégias dos concorrentes.
Com vendas cada vez mais muito acirradas, buscar novos meios de vender é sempre uma maneira de sair na frente do concorrente. As redes e o mundo tecnológico têm se mostrado um meio transformador no modo de se fazer negócio nas empresas.
A boa noticia é que o quanto antes se aventurar e se adaptar ao novo formato, maior será a acessibilidade a clientes mais distantes, maior a rapidez nas vendas, maior a eficiência de seus funcionários e, consequentemente, melhor a otimização nos gastos. E tudo isso, é obvio, traz mais lucros para a empresa.
Com o uso da tecnologia, a empresa consegue chegar a clientes que nunca foram presencialmente até ela. Poderá levar seu produto ou serviço onde quer que seu cliente esteja, mesmo estando fora da cidade, Estado ou país.
Pesquisas mostram que nas empresas que estão utilizando o meio digital para fazerem negócios, as vendas on-line representam quase 70% seus faturamentos totais.
Neste sentido, por que resistir? Por que achar que isso não serve para você? Por que imaginar que isso é um “bicho de 7 cabeças”?
Com pouco esforço, poderão ver que é fácil e simples adotar novos processos e métodos de venda, que farão seu negócio ir muito mais longe. Verão que o pequeno esforço dispendido compensará, em muito, os grandes benefícios que colherão, voltados não somente para as vendas, que é o mais importante, mas também a outros setores primordiais ao funcionamento de sua empresa, de modo a proporcionar maior rapidez, maior controle, menores gastos de gerenciamento, menores riscos e, consequentemente, mais lucratividade para a empresa.
E, a cada dia que se passa, temos ainda mais novidades e ferramentas agregadas. O quanto antes ficar em dia com todas essas tecnologias e linguagens de ‘automação’, ‘robotização’, ‘marketing digital’, mais fácil será para expandir seu negócio.
Se ainda assim sente dificuldades em adentrar neste mundo, procure apoio. Procure construir uma rede confiável de parceiros especializados neste quesito. Ou faça parte de associações voltadas para este fim.
O que não pode é fingir que nada está acontecendo e ficar na inércia. Pois, quando acordar, poderá ser tarde demais!
O futuro já está aí. Façamos uso das poderosas ferramentas tecnológicas que estão disponíveis, não só para crescermos e solidificarmos nosso negócio, mas para contribuirmos para uma sociedade e um mundo melhor.